Por Redação - 6 de janeiro de 2021
A automação de processos tem sido cada vez mais constante nos últimos anos, gerando mais eficiência, reduzindo custos e minimizando erros. De acordo com a Minsait, empresa da Indra referência em projetos de automação usando soluções RPA, além da lucratividade e do crescimento, as empresas de sucesso desejam criar uma cultura diferencial e um impacto social que vincule e atraia clientes e investidores. O grande desafio, porém, é dominar a aplicação das tecnologias mais avançadas, através metodologia ágil, uso de plataformas de gerenciamento de caso que combinam recursos de desenvolvimento de low-code com automação ágil de processos de negócios para aumentar a produtividade e criar um ecossistema de inovação para as pessoas. Essa transformação da cadeia de valor se consolida em uma significativa melhora nos indicadores de desempenho tanto na esfera comercial como na eficiência e agilidade das operações.
"Dados da Minsait comprovam que estas soluções melhoram em até 90% a produtividade de processos administrativos através da automação robótica e em 2500% a execução de processo graças à migração para a nuvem. Além disso, proporcionam uma redução de custos em até 30% graças à unificação da gestão de documentos", explica Marcus Luz, head de Tecnologias Avançadas da Minsait no Brasil. As operações podem ser otimizadas a partir da compreensão dos processos de negócios e especialização tecnológica com a implementação de ferramentas e metodologias que promovam a agilidade da organização. Dados da companhia apontam que é possível reduzir em 50% o tempo de lançamento de novos projetos e em 40% o tempo de alocação de recursos, com a criação de estruturas de projetos de transformação ágeis. Dentro deste mercado, a Hiperautomação aparece como ponto-chave para novos modelos tecnológicos. Uma pesquisa do Gartner aponta que em 2022, 65% das organizações que implementaram RPAs adicionarão uma camada de Inteligência Artificial. Setores e histórias de sucesso Neste âmbito, a Minsait tem desenhado propostas inovadoras de automação de processos que permitiram aos seus clientes das diversas indústrias obter impactos muito positivos em suas operações. Graças à Hiperautomação, a companhia gerou economias de centenas de milhões de reais em operações de telecomunicações por meio da otimização de processos de front e back de vendas e de gestão de incidências. Durante a pandemia de Covid-19 respaldou o gerenciamento de uma avalanche de solicitações de ajuda endereçadas às administrações públicas, graças à combinação de Robotização, Processamento de Linguagem Natural e Chatbots. Otimizou dezenas de milhares de horas no ano em processos de onboarding e comunicação com clientes de algumas das principais seguradoras. Ajudou algumas das maiores empresas de energia do mundo a otimizar processos de negócio e proteger infraestruturas críticas com Visão Artificial e Robotização. Otimizou milhares de horas e reduziu em 60% o tempo de liberação de crédito em instituições financeiras do setor automotivo em oito países da Europa. Com robôs inteligentes simulando o processo de tomada de decisão humana, as estratégias tradicionais poderão ser transformadas em estratégias digitais, defende a empresa. A gestão automatizada de processos, conteúdos e tarefas repetitivas possibilitam uma integração de plataformas de suporte de processo que permitem oferecer uma perspectiva analítica por parte dos gestores.
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